Jogos para ensinar
A disciplina que pode tirar proveito dos jogos com mais
propriedade é a Matemática. E aqui tem algumas dicas de como trabalhar esse
recurso pedagógico na sala de aula e ter sucesso de aprendizado na turma.
Frequência
Os jogos matemáticos devem ser trabalhados uma vez por
semana para desenvolver o cálculo mental. Os jogos devem ser sempre
relacionados como os conteúdos trabalhados em sala.
Aula dinâmica
As crianças dispersam com facilidade e o trabalho somente
com a lousa e caderno cansa. Se já ficam cansadas de copiar a matéria imaginem
ter que raciocinar para resolver um problema? Já com os jogos as crianças
pensam e refletem sem cansar. Além disso, aprendem uns com os outros. Os jogos
são importantes para as relações sociais. Segundo Vigostski o desenvolvimento
da criança se dá a partir do contato com o brinquedo, o jogo e a brincadeira.
Não só por brincar
É preciso um tratamento didático: não se deve propor o
jogo pelo jogo. Em casa a criança já faz isso. A escola deve ter como objetivo
ensinar, e qualquer conceito pode ser passado por meio de um jogo se esse for
direcionado pelo professor. Para isto o jogo proposto deve está de acordo com a
faixa etária da criança e desenvolvimento mental dela naquele momento.
Como escolher
É importante o educador conhecer a zona de
desenvolvimento próximo - aquela que abarca tudo que a criança consegue fazer
com ajuda de outra pessoa. Se o professor só trabalha na zona real (aquilo que
a criança já domina), o ensino tende ao fracasso. Se ele vai além, ou seja,
propõe algo que o aluno não consegue jogar, o resultado também é o insucesso.
Por esse motivo não se deve escolher o mesmo jogo para turma toda. É preciso
observar as dificuldades dos grupos, buscando adequar as possibilidades de
aprendizagem.
Definição dos grupos
É responsabilidade do professor escolher os grupos e
definir os jogos para cada um na hora de formá-los, as crianças devem ser
agrupadas de acordo com os níveis próximos de conhecimento. Um sabe um
pouquinho mais (mais não muito mais) com outra que tem menos domínio é o ideal.
Até aos doze anos de idade a criança ainda não adquiriu a
capacidade de abstração e é um período em que a criança consegue exerce suas
habilidades e capacidades a partir de objetos reais, concretos. Daí a
importância de trabalhar com jogos porque facilita a compreensão e a percepção
a partir de situações concretas vividas pela criança. Segundo Piaget, o
conhecimento lógico-matemático não é retirado diretamente dos objetos, mas da
relação estabelecida entre eles pela criança.
Dica:
Deixar o aluno participar da confecção de alguns jogos
(aqueles feitos de matérias reciclados ou de outros matérias) também é um bom
estímulo para que a prática de jogos em sala de aula fiquem mais interessante e
significativa para eles.













Nenhum comentário:
Postar um comentário