Este cartaz, tem como objetivo registrar a freqüência diária dos alunos. Os mesmos registram através de pintura ou da colagem de um papel colorido no cartaz, no dia em que o aluno está presente.
ESTE BLOG a partir de 2020 terá por objetivo divulgar trabalhos, onde os interessados por arte - gastronomia - educação e cultura possam aqui encontrar sugestões de atividades onde os participantes aprenderão as receitas, o processo de apresentação, divulgação, comercialização e o consumo dos diferentes produtos que serão postados no blog.
terça-feira, 7 de junho de 2011
Comitês de trabalho
Foi distribuído aos professores, os cadernos de Registro das Ações dos Comitês. Este caderno tem por objetivo, registrar as ações e os trabalhos realizados pelos alunos. Entreguei os cadernos e expliquei aos alunos a função de cada comitê.
FICHA DE CONTROLE DE PRESENÇA
Esta Ficha é feita através de um cartaz, os próprios alunos registram sua presença onde vão colorindo ou colando papel colorido no dia da presença.
Escola Harmonia - Professores
Nadir e Roberto
Escola Harmonia - Professores
Nadir e Roberto
MERCADINHO NA SALA DE AULA
É muito comum vermos crianças pequenas manuseando moedas, seja para juntá-las em um cofrinho ou mesmo para comprar o lanche da escola.
Esse contato é muito importante, pois aos poucos a criança vai aprendendo as primeiras noções matemáticas, além de criar noção de valor das coisas e a importância de se juntar e economizar.
Os pais precisam ter cuidado, pois há uma idade adequada para os pequenos poderem fazer uso desse material, sem que corram riscos de contaminação ou mesmo acidentes, como engoli-las.
Esse conhecimento é tão importante para nossas vidas que até mesmo as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de passar por uma escola, ou seja, pelo aprendizado sistemático, o adquirem de forma adequada. Constantemente vemos crianças de rua, nos semáforos das cidades, pedindo esmolas ou vendendo balas, frutas, doces, onde sabem com precisão fazer os cálculos para voltarem o troco ou somarem a quantia, verificando se a mesma está correta.
Isso acontece em razão do sistema monetário fazer parte de nosso dia-a-dia e, principalmente, por se tratar de um assunto do interesse de todos, pois sem esse conhecimento ficaria impossível viver de forma independente.
Assim, vemos que a matemática ensinada na escola deve trabalhar com esse sistema, devido à importância que tem em nossas vidas.
Na Escola Duque de Caxias as Professoras Nancy e Doralice, montaram juntamente com as crianças um mercadinho dentro da sala de aula, onde vem enriquecer as aulas de matemática e Lingua Portuguesa.
Alguns cadernos de aprendizagem do Programa Escola Ativa traz esse material
, os alunos devem recortá-los ou destacá-los para o uso, pois é um material de uso cotidiano que facilita o aprendizado. Em sala de aula pode-se trabalhar também com jogos que envolvam o sistema monetário, como o banco imobiliário e outros, a fim de proporcionar momentos de maior interação e contato com o conteúdo abordado.
As turmas que forem trabalhar com esses conceitos poderão montar, com material reciclado, um mini mercado, onde cada aluno fica responsável por juntar embalagens vazias utilizadas em sua casa, para a montagem do mesmo. Depois fazem uma pesquisa de preços, através de encartes de jornais ou folhetos entregues nas ruas, e colocam os preços nos produtos que levaram para a sala de aula. Ao final, poderão fazer simulação de compra, o professor pode estabelecer um determinado valor a ser gasto. Para essa atividade, é importante que tenham os compradores e os caixas do mini mercado, para que todos possam trabalhar de forma integrada e fazendo cálculos.
Vemos assim que trabalhar com sistema monetário pode ser uma atividade bem atrativa para os alunos, não necessariamente tendo que ficar presos aos livros didáticos, mas podendo trabalhar de forma ativa, com cálculos mentais e ao mesmo tempo aprendendo através da diversão.
Esse contato é muito importante, pois aos poucos a criança vai aprendendo as primeiras noções matemáticas, além de criar noção de valor das coisas e a importância de se juntar e economizar.
Os pais precisam ter cuidado, pois há uma idade adequada para os pequenos poderem fazer uso desse material, sem que corram riscos de contaminação ou mesmo acidentes, como engoli-las.
Esse conhecimento é tão importante para nossas vidas que até mesmo as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de passar por uma escola, ou seja, pelo aprendizado sistemático, o adquirem de forma adequada. Constantemente vemos crianças de rua, nos semáforos das cidades, pedindo esmolas ou vendendo balas, frutas, doces, onde sabem com precisão fazer os cálculos para voltarem o troco ou somarem a quantia, verificando se a mesma está correta.
Isso acontece em razão do sistema monetário fazer parte de nosso dia-a-dia e, principalmente, por se tratar de um assunto do interesse de todos, pois sem esse conhecimento ficaria impossível viver de forma independente.
Assim, vemos que a matemática ensinada na escola deve trabalhar com esse sistema, devido à importância que tem em nossas vidas.
Na Escola Duque de Caxias as Professoras Nancy e Doralice, montaram juntamente com as crianças um mercadinho dentro da sala de aula, onde vem enriquecer as aulas de matemática e Lingua Portuguesa.
Alguns cadernos de aprendizagem do Programa Escola Ativa traz esse material
, os alunos devem recortá-los ou destacá-los para o uso, pois é um material de uso cotidiano que facilita o aprendizado. Em sala de aula pode-se trabalhar também com jogos que envolvam o sistema monetário, como o banco imobiliário e outros, a fim de proporcionar momentos de maior interação e contato com o conteúdo abordado.
As turmas que forem trabalhar com esses conceitos poderão montar, com material reciclado, um mini mercado, onde cada aluno fica responsável por juntar embalagens vazias utilizadas em sua casa, para a montagem do mesmo. Depois fazem uma pesquisa de preços, através de encartes de jornais ou folhetos entregues nas ruas, e colocam os preços nos produtos que levaram para a sala de aula. Ao final, poderão fazer simulação de compra, o professor pode estabelecer um determinado valor a ser gasto. Para essa atividade, é importante que tenham os compradores e os caixas do mini mercado, para que todos possam trabalhar de forma integrada e fazendo cálculos.
Vemos assim que trabalhar com sistema monetário pode ser uma atividade bem atrativa para os alunos, não necessariamente tendo que ficar presos aos livros didáticos, mas podendo trabalhar de forma ativa, com cálculos mentais e ao mesmo tempo aprendendo através da diversão.
DINÂMICA ÁRVORE DOS DESEJOS
Usei esta dinâmica na reunião do MICROCENTRO de dezembro de 2010 e dei o nome de ÁRVORE DOS DESEJOS. Solicitei aos professores que colocasse na árvore o que desejaria para o próximo ano.
Depois cada professor pegou o seu desejo e colou na árvore de Natal, e todos comentaram o que havia escrito, como desejo para o ano que se inicia. Espero sinceramente que todos tenham ou estejam atingindo o seu desejo!!!!
Depois cada professor pegou o seu desejo e colou na árvore de Natal, e todos comentaram o que havia escrito, como desejo para o ano que se inicia. Espero sinceramente que todos tenham ou estejam atingindo o seu desejo!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)