domingo, 22 de agosto de 2010

MONITORAMENTO A DISTANCIA: POESIA




PROPOSTA:


• FAZER UM CARTAZ COM A POESIA.
• TRABABAR LEITURA ORAL E ESCRITA
• TRABALHAR FRASES (EXCLAMATIVAS,
(INTERROGATIVAS E NEGATIVAS)
ESCOLHENDO PALAVRAS DA POESIA.
• TRABALHAR INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
• ESTROFES / VERSOS / RIMAS
• TRABALHAR PONTUAÇÃO
• JOGRAL
• DESENHO
• ILUSTRAÇÃO DA POESIA


• CRIAR SUAS PRÓPRIAS POESIAS, SEGUINDO AS INSTRUÇÕES EM ANEXO PARA OS 5º ANOS.

ADIVINHAS






Na aula de Monitoramento a Sistancia foi pedido aos professores a seguinte tarefa: Apresentar planejamento;
Pesquisar com os alunos outros tipos de advinhas;
Criar um mural/painel de textos com advinhas (folha de cartolina) para colocar na escola E APRESENTAR NO MICROCENTRO;
FAZER UMA CAIXA DE ADIVINHA
apresentar fotos dos trabalhos realizados pelos alunos (MURAL – FAZENDO ATIVIDADES)
TRABALHAR COM TODAS AS SÉRIES
OBS: LIVRO DE ALFABETIZAÇÃO DA ESCOLA ATIVA – ZIRALDO – Nº 01

PARLENDAS






ATIVIDADE: PARLENDAS
Tipo de atividade: Leitura.

Objetivo da atividade:
- Utilizar o conhecimento sobre o valor sonoro convencional das letras;
- Adicionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito.

DESAFIOS COLOCADOS AOS ALUNOS :

Pedir que os alunos tentem ler antes de saber ler convencionalmente;
Estabeleça correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor à escrita convencional
- Utilize o conhecimento sobre o valor sonoro convencional das letras (quando já sabem) ou trabalhar em parceria com alunos que fazem o uso do valor sonoro (quando não sabem)
- Acione estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito

PROCEDIMENTOS DIDÁDITOS:
Para a realização dessa atividade o professor precisa garantir que os alunos saibam de cor os textos que serão trabalhados, ou seja, não a sua escrita, mas a sua forma oral.
O professor deverá passar a parlenda para um cartaz.
É importante levar para a classe os livros de onde transcreveu os textos utilizados, para que os alunos conheçam seus portadores.
Já os alunos precisam saber o texto de cor, ordenar as partes do texto, ajustando o falado ao escrito, discutir as suas hipóteses com os colegas e socializar os resultados.
Como é uma atividade a ser realizada para uma sala de alfabetização é necessário que os alunos sejam agrupados de acordo com as suas hipóteses de escrita, no sentido de que um possa colaborar com o outro, e não simplesmente faça sozinho, pois assim não terá avanços

PROCEDIMENTOS DOS ALUNOS

- O aluno deve conhecer as parlendas que vai ser trabalhada.
- Ler o poema buscando identificar as partes do escrito que a professora solicitar.
- Marcar onde a professora faz a pausa no poema para dar oportunidade de a criança colocar em prática as suas estratégias de leitura e assim avançar no processo e receber as intervenções necessárias.
- Ordenar as parlendas.
- Localizar as palavras ditas pela professora.
- Marcar onde começa e onde termina o verso do poema lido.
- Depois disso, socializar as atividades com o grupo sala.

É importante lembrar que a atividade a ser realizada tem que ser desafiadora para as crianças, mas ao mesmo tempo, possível de ser realizada, pois se não for assim, ela vai se tornar desestimulada e não vai querer fazer mais, podendo ficar bloqueada na leitura e na escrita.
É bom lembrar que os textos poéticos oferecem aos alunos várias pistas, que favorecem ante

FEIRA DO CONHECIMENTO ESCOLA HARMONIA






Os alunos explicaram sobre os derivados do leite, verduras e as frutas da época produzidas em seus sitios, a arte, trabalhos com trangram, os sentidos e outras atividades.

FEIRA DO CONHECIMENTO ESCOLA DIONISIO ANTONIO VIERA POLO






Na nossa escola a feira do conhecimento foi realizada em junho onde os alunos usaram da criatividade para mostrar seus conhecimentos a respeito das disciplinas aplicadas em sala de aula

DIA DAS MÃES






Aconteceu no mês de maio, comemorações em todas as escolas da Zona Rural onde homenageamos todas as mães com músicas poesias, versos e muitos comes e bebes que são oferecidos a comunidade presente. as festas foram realizadas em várias escolas. eis as fotos da comemoração da escola Luiz de Albuquerque da comunidade de Bonfim. Parabéns as professoras que organizaram a festa.
Cood. Pedagógica

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

MICROCENTRO JUNHO


com objetivo de dar continuidade a CAPACITAÇÃO de Professores do Programa Escola Ativa e a verificação da atuação pedagógica dos mesmos diante das situações de aprendizagens e o desenvolvimento dos alunos em relação a metodologia da Escola Ativa. Começamos nossos trabalhos com a Mensagem Inicial Oração do Professor na seqüência com a dinâmica QUALIDADES E DEFEITOS, com objetivo que cada um falasse de suas qualidades e seus defeitos. Foi entregue uma folha sulfit colorida onde foi pedido para que desenhassem a mão direita e nela escrevesse suas qualidades e depois a mão esquerda e escrevesse seus defeitos. Ao final discute-se de acordo com o que cada um escreveu, finalizando que é mais fácil falar de características dos outros do que de nós mesmos e encerrei dizendo que possuímos qualidades e defeitos, porém temos que nos respeitarmos e priorizarmos nossas qualidades. Passamos para o estudo do texto TEORIA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, onde foi passado através de slide em seguida tivemos vários questionamentos e os professores responderam o questionário entregando logo após. O período da manha foi encerrado com o slide sobre Parlenda já que as Atividades de Monitoramento foi este tema escolhido. No início do período vespertino fizemos uma oficina onde a proposta foi entregar para cada professor uma Parlenda os mesmos deveriam recortar e colar em uma outra folha a Parlenda colando na ordem correta, fizemos um mural. Iniciamos as apresentações das ATIVIDADES DE MONITORAMENTO onde a proposta da atividade era: continuar a parlenda com os alunos, pedir para desenhar e pintar cada trecho da parlenda, trazer um cartaz no sulfitão para transformar num livro coletivo feito por todos professores (a ilustração do aluno) como no exemplo - fazer o planejamento- fazer um cartaz sanfonado (cada aluno). Iniciamos pela professora Luzia, que apresentou a parlenda Fui no Cemitério, mostrou as atividades realizadas pelos alunos e o planejamento. A professora Doralice apresentou a parlenda Quem eu?, a professora Nancy apresentou a parlenda Cadê, o professor Renildo a parlenda O que é que tem, a professora Sandra Sueli a parlenda Quem cochicha o rabo espicha, a professora Delci a parlenda Cadê o toucinho a professora Raquel a parlenda Hoje é dia, a professora Luciene apresentou a parlenda Você. A Professora Silas da Silva da Escola Luiz de Albuquerque apresentou a parlenda Jogo de Rimas, o professor Renildo enfatizou que as parlendas são importantes pois abre um leque para fazermos outras atividades. Eu como coordenadora parabenizei a todos já que todos apresentaram o cartaz, o planejamento e as atividades dos alunos (cartaz sanfonado), pedindo para que continuem esse trabalho em sala de aula, pois é uma atividade muito rica, onde enfatiza o jogral, a leitura, a escrita e muita criatividade no momento da ilustração. Na seqüência da pauta os professores reuniram-se em grupos por séries para elaborar o planejamento, ao termino do mesmo foi feito a avaliação do dia e encerramos com a mensagem final A História do Lápis. Encerrei desejando um bom retorno a todos.