domingo, 2 de novembro de 2014

JOGO GATOS MALHADOS

Gatos Malhados
Os alunos do 2º ano da professora Maria Aparecida praticou a multiplicação de forma muito divertida. O jogo é iniciado com a leitura das regras e a distribuição de uma cartela contendo multiplicação e uma ficha para anotações.

Divididos em duplas, os alunos deram iniciaram a atividade escolhendo através do par ou ímpar quem iniciaria o jogo.


O aluno lançava os  dados, indicando quantas casas deveria andar no tabuleiro onde estava a multiplicação. Em seguida anotava em sua ficha.



. As dificuldades eram sanadas no momento em que o aluno sentia. O tabuleiro foi adaptado pois os alunos desta série são do 2º ano, então foi escrito no tabuleiro apenas as multiplicações em que eles estão familiarizados e mais próximas.







 Agora com essa atividade não tem como não ficar com a tabuada afiada.
Esta atividade deve ser sempre relembrada e aumentando o tipo de dificuldade com os alunos.



Parabéns professora Maria Aparecida dos Santos Rodrigues por mais essa iniciativa de melhorar o aprendizado da tabuada com seus alunos.

Por Maria da Conceição SIva Gasparetto  Coordenadora Pedagógica e Orientadora de Estudos do PACTO/PNAIC  Jaraguari-MS

sábado, 1 de novembro de 2014

JOGO DA CLASSIFICAÇÃO

Jogo de classificação
Essa atividade propõe a reflexão sobre diferentes critérios que podem ser utilizados ao classificarmos os mesmos elementos, além de analisar a pertinência dos mesmos.
Material (para cada dupla):
1 caneta ou lápis.
2 kits iguais, cada um com 15 cartas com imagem de brinquedos (fotocopiar as imagens do anexo na página 79).
5 envelopes opacos com espaço para escrever a característica dos grupos de brinquedos criados a partir de critério estabelecido pela dupla (fotocopiar as imagens do anexo na página 80).













Objetivo: Criar uma boa classificação para formar o maior número de pares de brinquedos por dupla. Um par de brinquedos é aqui considerado no jogo como duas cartas iguais do brinquedo.

Professores participam da capacitação “ Educação Estatística” do Pnaic

No dia 01 de novembro, foi realizado a formação do 7ª unidade  -   Educação Estatística com os professores alfabetizadores de Jaraguari-MS.

De inicio retomamos o encontro anterior foi discutido o encontro para Seminário Final em São Gabriel do Oeste.  Demos prosseguimento com o slides sobre o tema e em seguida  os professores realizaram as atividades do caderno.