
com objetivo de dar continuidade a CAPACITAÇÃO de Professores do Programa Escola Ativa e a verificação da atuação pedagógica dos mesmos diante das situações de aprendizagens e o desenvolvimento dos alunos em relação a metodologia da Escola Ativa. Começamos nossos trabalhos com a Mensagem Inicial Oração do Professor na seqüência com a dinâmica QUALIDADES E DEFEITOS, com objetivo que cada um falasse de suas qualidades e seus defeitos. Foi entregue uma folha sulfit colorida onde foi pedido para que desenhassem a mão direita e nela escrevesse suas qualidades e depois a mão esquerda e escrevesse seus defeitos. Ao final discute-se de acordo com o que cada um escreveu, finalizando que é mais fácil falar de características dos outros do que de nós mesmos e encerrei dizendo que possuímos qualidades e defeitos, porém temos que nos respeitarmos e priorizarmos nossas qualidades. Passamos para o estudo do texto TEORIA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, onde foi passado através de slide em seguida tivemos vários questionamentos e os professores responderam o questionário entregando logo após. O período da manha foi encerrado com o slide sobre Parlenda já que as Atividades de Monitoramento foi este tema escolhido. No início do período vespertino fizemos uma oficina onde a proposta foi entregar para cada professor uma Parlenda os mesmos deveriam recortar e colar em uma outra folha a Parlenda colando na ordem correta, fizemos um mural. Iniciamos as apresentações das ATIVIDADES DE MONITORAMENTO onde a proposta da atividade era: continuar a parlenda com os alunos, pedir para desenhar e pintar cada trecho da parlenda, trazer um cartaz no sulfitão para transformar num livro coletivo feito por todos professores (a ilustração do aluno) como no exemplo - fazer o planejamento- fazer um cartaz sanfonado (cada aluno). Iniciamos pela professora Luzia, que apresentou a parlenda Fui no Cemitério, mostrou as atividades realizadas pelos alunos e o planejamento. A professora Doralice apresentou a parlenda Quem eu?, a professora Nancy apresentou a parlenda Cadê, o professor Renildo a parlenda O que é que tem, a professora Sandra Sueli a parlenda Quem cochicha o rabo espicha, a professora Delci a parlenda Cadê o toucinho a professora Raquel a parlenda Hoje é dia, a professora Luciene apresentou a parlenda Você. A Professora Silas da Silva da Escola Luiz de Albuquerque apresentou a parlenda Jogo de Rimas, o professor Renildo enfatizou que as parlendas são importantes pois abre um leque para fazermos outras atividades. Eu como coordenadora parabenizei a todos já que todos apresentaram o cartaz, o planejamento e as atividades dos alunos (cartaz sanfonado), pedindo para que continuem esse trabalho em sala de aula, pois é uma atividade muito rica, onde enfatiza o jogral, a leitura, a escrita e muita criatividade no momento da ilustração. Na seqüência da pauta os professores reuniram-se em grupos por séries para elaborar o planejamento, ao termino do mesmo foi feito a avaliação do dia e encerramos com a mensagem final A História do Lápis. Encerrei desejando um bom retorno a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário