ESTE BLOG a partir de 2020 terá por objetivo divulgar trabalhos, onde os interessados por arte - gastronomia - educação e cultura possam aqui encontrar sugestões de atividades onde os participantes aprenderão as receitas, o processo de apresentação, divulgação, comercialização e o consumo dos diferentes produtos que serão postados no blog.
domingo, 6 de maio de 2012
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
O projeto de Educação Para o Trânsito nas escolas pode ser uma experiência muito rica, possibilitando o trabalho dos conteúdos em diversas disciplinas. Recentemente estive nas escolas passando um vídeo onde a turma da Monica mostra como as crianças devem se comportar diante do nosso trânsito.
• Em biologia e ciências podem ser discutidos temas relativos a primeiros socorros.
• Nas aulas de artes sugere-se a confecção de materiais educativos que podem ser utilizados em campanhas, como placas, semáforos e veículos de papelão.
• Na disciplina de matemática pode-se elaborar estatísticas e situações-problemas que evolvam o trânsito.
Nas aulas de português uma boa opção é leitura e interpretação de textos relativos ao trânsito e, também, redações e poesias.
• Nas disciplinas de sociologia e filosofia, pode-se promover a discussão de temas como valorização da vida, relações humanas, hábitos e atitudes condizentes com a paz no trânsito.
• Em história, a abordagem sobre a evolução dos meios de transporte e das vias de acesso.
Nas aulas de geografia os temas de discussão podem ser relativo ao urbanismo e a densidade demográfica.
• Na disciplina de física é possível estudar sobre o movimento e a aceleração.
• Em química pode-se fazer a análise do efeito das drogas nos condutores de veículos.
• A disciplina de inglês também pode participar com discussões sobre o trânsito no mundo atual.
• Durante as aulas de educação física a quadra desportiva deve ser decorada com vias e sinalização, se transformando em um cenário perfeito para as dramatizações sobre trânsito.
O desenvolvimento do projeto culmina com a construção de uma mini-cidade de trânsito na escola. Praticamente todos os alunos foram envolvidos no processo.
As turmas do ensino médio podem realizar dramatizações para os alunos do ensino fundamental utilizando o cenário criado pelos estudantes. Situações vivenciadas no cotidiano de uma cidade devem ser simuladas para que os alunos possam assimilar as atitudes e práticas corretas para a uma verdadeira paz no trânsito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário